GERAL Sergipe
Emgetis atua para garantir integridade da Rede Governo durante ações de retirada de cabos em Aracaju
Acompanhamento técnico evita cortes acidentais e assegura a continuidade dos serviços digitais do Governo de Sergipe
04/02/2026 12h48
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) atua de forma integrada e colaborativa no acompanhamento das ações realizadas pela Energisa Sergipe para a remoção de cabos de telefonia e internet irregulares e clandestinos em Aracaju. A iniciativa tem como objetivo assegurar a integridade da Rede Governo, por meio de apoio técnico e orientação. As ações tiveram início em novembro e vêm sendo intensificadas em diferentes pontos da capital, incluindo o Centro de Aracaju. Desde o início dos trabalhos, mais de 24 toneladas de fiação irregular já foram retiradas em bairros de Aracaju.

O presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, destaca que o acompanhamento técnico da empresa durante as ações de retirada de cabos irregulares tem como foco garantir a continuidade dos serviços digitais do Governo de Sergipe, evitando interrupções na conectividade e assegurando a preservação da infraestrutura padronizada da Rede Governo. “A Rede Governo sustenta sistemas essenciais utilizados por todas as secretarias e órgãos do Estado. Ao acompanhar essas ações, a Emgetis garante a integridade dessa infraestrutura, contribui para um trabalho mais seguro e organizado e assegura a continuidade dos serviços digitais prestados à população sergipana”, destacou.

O técnico de Suporte Operacional da Emgetis, Edvaldo da Silva, explica que a atuação da Emgetis ocorre diretamente em campo, com foco na identificação da infraestrutura da Rede Governo e na orientação técnica durante a retirada dos cabos irregulares, garantindo que o trabalho seja realizado com segurança e sem impacto nos sistemas governamentais. “Durante os mutirões, a equipe da Emgetis acompanha de perto as frentes de trabalho da Energisa para identificar a infraestrutura da Rede Governo, orientar as equipes envolvidas e sinalizar os cabos que fazem parte do ambiente governamental. Esse acompanhamento técnico permite que a retirada da fiação irregular aconteça com mais precisão, sem risco para os sistemas e serviços que dependem da nossa rede”. 

O presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, destaca que o acompanhamento técnico da empresa durante as ações de retirada de cabos irregulares tem como foco garantir a continuidade dos serviços digitais do Governo de Sergipe
Tecnico de Suporte Operacional da Emgetis, Edvaldo da Silva