O ano letivo da rede municipal de ensino de Feira de Santana teve início oficialmente nesta terça-feira (03), marcando o retorno dos estudantes às salas de aula em toda a cidade. A abertura das atividades foi acompanhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, durante visita à Escola Municipal Adenil da Costa Falcão.
A unidade escolar tem 322 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, e recebeu a comunidade escolar em clima de entusiasmo e expectativa para o novo período letivo. Professores, gestores, pais e estudantes participaram do acolhimento que simbolizou o começo das atividades pedagógicas na rede municipal.
Durante a visita, o prefeito José Ronaldo destacou a importância do momento para a educação do município. “É uma alegria e um prazer participar da abertura do ano letivo das escolas do município de Feira de Santana. Tivemos um 2025 muito positivo e vamos continuar avançando para que a educação esteja sempre em um patamar vitorioso. Investimos em escolas, obras, equipamentos e também conseguimos iniciar o ano letivo garantindo aos alunos fardamento, mochila, tênis e material escolar. Foi uma grande luta, mas graças a Deus conseguimos”, destacou o prefeito.
Ao longo do início do ano letivo, os estudantes da rede municipal passaram a contar com kits escolares adequados para cada etapa de ensino, além do fardamento, contribuindo para mais conforto e tranquilidade às famílias neste período de retorno às aulas.
Entre os alunos, a animação era visível. O pequeno Kaleb, estudante do 1º ano, demonstrava ansiedade pelo retorno às aulas. “Eu acordei cedo porque estava com muita vontade de vir pra escola, encontrar meus amigos e aprender coisas novas”, contou.
Pai de dois alunos da instituição, Jucelino Dias, coordenador de operações, elogiou a estrutura oferecida e o apoio recebido no início do ano letivo. “A expectativa é grande. As crianças ficam ansiosas, acordam cedo querendo vir para a escola. A estrutura que a Prefeitura oferece ajuda muito, inclusive no orçamento da família. O fardamento e o material escolar fazem diferença e ajudam bastante no nosso dia a dia”, avaliou.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, enfatizou a importância da presença da família no cotidiano escolar. “A participação dos pais é fundamental nesse processo. Quando a família acompanha de perto a vida escolar dos filhos, desde o início do ano letivo, os resultados aparecem com mais facilidade. Escola e família precisam caminhar juntas para garantir o sucesso dos nossos estudantes”, pontuou.
A diretora da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, professora Márcia Silveira, avaliou de forma positiva o início das aulas e projetou um ano produtivo. “Nossa expectativa é a melhor possível. Começamos o ano com a escola organizada, professores preparados e alunos motivados. Esse acolhimento inicial é essencial para criar um ambiente favorável ao aprendizado durante todo o ano letivo”, afirmou.
Com organização, investimentos e integração entre gestão, escola e famílias, a rede municipal de ensino de Feira de Santana inicia mais um ano letivo com foco na qualidade da educação e no desenvolvimento dos estudantes.