A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, participou, a convite do Ministério da Mulher, de visita técnica ao município de Petrópolis (RJ), entre os dias 29 e 31 de janeiro, para troca de experiências com foco na implantação de lavanderias públicas. Caruaru se destaca nacionalmente por sediar a primeira lavanderia pública do Brasil.
A agenda, articulada pelo Ministério das Mulheres, reuniu gestores em reuniões de trabalho, visitas técnicas e escutas na Comunidade Serrinha, com foco na gestão de lavanderias públicas como instrumento de dignidade, autonomia econômica e respeito às mulheres.
A experiência de Caruaru com a Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque contribuiu de forma significativa para os debates, especialmente por se tratar de uma iniciativa pioneira no país, voltada à redução da sobrecarga do trabalho doméstico não remunerado.
Para a secretária executiva da Mulher de Caruaru, Hanna Miranda, a iniciativa parte do entendimento de que o cuidado deve ser tratado como política pública. “A lavanderia é um instrumento concreto de dignidade cotidiana, de redistribuição do trabalho doméstico não remunerado e de reconhecimento do tempo das mulheres”, destacou.