Com as reformas comuns neste início de ano, a Prefeitura de Caruaru reforça a importância do descarte correto dos resíduos da construção civil, garantindo organização urbana, limpeza e preservação ambiental. Antes de iniciar qualquer intervenção, o responsável pelo imóvel deve procurar a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB), localizada na Rua Visconde de Inhaúma, 1191, no Maurício de Nassau, para verificar se a obra é licenciável.
A checagem também pode ser feita pelo WhatsApp (81) 98384-3216 ou por meio de protocolo no Caruaru Digital ( www.caruaru.pe.gov.br ). Independentemente do licenciamento, os resíduos gerados são de responsabilidade do proprietário do imóvel ou estabelecimento, que deve contratar empresa licenciada para o recolhimento, transporte e destinação adequada da metralha, com uso de caçambas apropriadas.
Esta medida é fundamental, porque de acordo com a Lei Municipal nº 7.092, o descarte irregular de metralha é proibido. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) realiza o recolhimento gratuito de até um metro cúbico de resíduos, mediante solicitação pelo WhatsApp (81) 98384-6721. Quantidades superiores podem ser recolhidas em situações emergenciais, como interdição de ruas, comprometimento do trânsito ou acúmulo de lixo e entulho.
A administradora Danuzielle Souza, de 36 anos, mora há oito anos na Villa Kennedy e ao decidir fazer a reforma na casa, alugou duas caçambas. “Resolvi contratar a caçamba para fazer o recolhimento por organização e pela questão da limpeza da rua. Porque quando a gente descarta no meio da rua, sofremos com inseto e entulho. É preciso reforçar a responsabilidade de cada um de manter a rua sempre limpa e organizada. De fazer a sua parte”, analisa.