O Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Vitória da Conquista realizou, na sexta-feira (30), na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a primeira reunião do ano. O encontro serviu para avaliar os projetos executados em 2025 e definir os detalhes do processo eleitoral do Conselho para o biênio 2026-2028.
Além do planejamento administrativo, foram discutidas propostas para o fortalecimento do turismo local, com enfoque em eventos consolidados na cidade, como o Conquista Motorock, Festival de Inverno Bahia e Arraiá da Conquista. Além do fortalecimento desses eventos, o Conselho destacou a necessidade de explorar novos potenciais turísticos espalhados por distritos e povoados do município.
De acordo com o coordenador municipal de Turismo, Segundinho Bezerra, com o sucesso de 2025, a Prefeitura mantém o otimismo em relação aos projetos para o setor neste ano, entre eles um projeto educativo que busca levar alunos da rede pública a conhecer os atrativos locais e formar neles uma identidade regional. “Estamos felizes com a construção de todo o projeto idealizado em 2025. Nosso trabalho visa fazer com que Vitória da Conquista seja vista como uma cidade turística com um imenso potencial. Temos feito parcerias com o sistema S e criado projetos que incentivem a compreensão do turismo contínuo em nossa cidade”, afirmou Segundinho.
Itamar Figueiredo, presidente do Contur, reforçou a importância da reunião para discutir a eleição do conselho e a continuidade do Plano Municipal de Turismo (Planturis). “Vamos preparar o edital para que todas as pessoas interessadas possam participar dessa eleição. Estamos entrando numa nova fase, focando em potenciais turísticos e na criação de um Centro de Convenções”, declarou Itamar.
O vereador e presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal, Subtenente Muniz, ressaltou a colaboração entre o Legislativo e o Executivo em prol do turismo. “Temos tratado de forma amistosa com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trabalhando junto com a Coordenação de Turismo e o Conselho Municipal. É imprescindível que estejamos juntos para propor projetos que alavanquem o nosso turismo. Sabemos da capacidade de Vitória da Conquista, que é a terceira maior cidade da Bahia e uma das melhores cidades do interior do Nordeste para se viver”, afirmou Muniz.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, também participou da reunião