A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve nesta sexta-feira (30) em Cruz das Almas, onde começou a agenda de trabalho acompanhando o início da operação da quarta carreta do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada a ampliar o acesso a consultas e exames especializados e reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade móvel começa a ofertar exames de imagem com foco inicial em tomografia, aproximando o diagnóstico da população e reduzindo deslocamentos para Tratamento Fora do Domicílio.
Segundo a secretária, a parceria com o Governo Federal consolida uma estratégia de itinerância para chegar mais perto de quem precisa. Com a entrada em operação em Cruz das Almas, a Bahia passa a contar com quatro carretas em atividade no interior, sendo duas dedicadas à Saúde da Mulher, com consultas e exames voltados à detecção precoce do câncer de mama e atendimento ginecológico, além de uma unidade de oftalmologia, com consultas e cirurgias de catarata. As carretas estão em Barreiras e Ribeira do Pombal, no eixo de Saúde da Mulher, e em Eunápolis, com oftalmologia.
A titular da pasta da Saúde afirmou ainda que “no Brasil, a iniciativa já contabiliza 21 mil pessoas atendidas e 57 mil procedimentos realizados. Em Cruz das Almas, nesta etapa, oito municípios pactuados com as secretarias municipais da região terão acesso ao serviço”.
Durante a passagem pelo município, a secretária também visitou a estrutura do antigo hospital municipal, atualmente desativado. De acordo com Roberta Santana, a Prefeitura demonstrou interesse em reestruturar e reabrir a unidade, e o governador Jerônimo Rodrigues se colocou à disposição para, em conjunto com o município, avaliar o perfil assistencial, apoiar a elaboração do projeto e buscar recursos de investimento para viabilizar a reforma.
A agenda incluiu ainda tratativas sobre projetos estruturantes do ProSUS, como a construção de um centro de reabilitação e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de visita à Santa Casa. A secretária destacou que o Estado mantém contrato de R$ 17 milhões para apoiar cirurgias eletivas e a assistência à população, reforçando a cooperação com os municípios para ampliar a resolutividade do cuidado.
Fonte: Ascom/Sesab