GERAL Bahia
SPM reforça ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres no Carnaval de Juazeiro
O Carnaval de Juazeiro 2026, um dos maiores do interior da Bahia, conta com a atuação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), ...
30/01/2026 21h07
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

O Carnaval de Juazeiro 2026, um dos maiores do interior da Bahia, conta com a atuação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e órgãos da rede de proteção. O objetivo é fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres durante o período da festa, que começou nessa quinta-feira (29) e segue até domingo (1º).

Entre as principais iniciativas está a presença da Unidade Móvel da SPM na Praça Imaculada Conceição (Praça da Igreja), no Centro da cidade, local de grande circulação de foliões. A Unidade Móvel funciona das 9h às 2h da madrugada até o próximo domingo (1º/2), oferecendo atendimento psicológico, social e jurídico, além de acolhimento seguro às mulheres em situação de violência ou importunação sexual.

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, participou da abertura do Carnaval na comitiva do governador Jerônimo Rodrigues, na quinta-feira (29) e ressaltou a importância da articulação entre Estado e município na garantia da prevenção à violência. “É uma alegria participar desta festa em Juazeiro, que possui uma rede forte de proteção à mulher e políticas públicas fortalecidas. A violência contra a mulher não é normal e precisa ser enfrentada de forma contínua, com políticas públicas, prevenção e uma rede de proteção atuando de forma integrada”, afirmou.

Como parte da programação do Carnaval 2026, o Bloco Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher desfilou na noite de quinta-feira (29), pela Avenida Adolfo Viana, percorrendo o Circuito Ivete Sangalo, na Orla da cidade. A ação uniu folia e conscientização, com distribuição de material informativo e diálogo com comerciantes, trabalhadores e o público em geral sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres.

De acordo com a secretária de Mulheres e Juventude de Juazeiro, Érica Daiane da Costa, a parceria com o Governo do Estado fortalece a rede de proteção no município. “Neste Carnaval de 2026, Juazeiro conta com o apoio da SPM, com a Unidade Móvel em ponto central da cidade, garantindo atendimento às mulheres. Também estamos desenvolvendo o Observatório do Direito da Mulher, com equipes nas ruas, Ronda Maria da Penha, posto da DEAM e ações integradas durante toda a folia. O Bloco Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher reforça essa mensagem desde o início do Carnaval, fortalecendo o programa no município em parceria com o Governo do Estado”, destacou.

A assistente social Márcia Camila Bispo, da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, que está em Juazeiro, ressaltou que além do atendimento direto, a ação inclui campanhas educativas e divulgação de canais de denúncia. “No primeiro dia de folia, a equipe recebeu algumas pessoas na unidade móvel, mas não houve registro de ocorrências de violência. Nosso atendimento segue à disposição das mulheres e também realizamos ações de sensibilização e divulgação de canais de denúncia, como o Ligue 180”, informou.

Carnaval do Interior -O Carnaval de Juazeiro marcou também o lançamento oficial do Carnaval da Bahia 2026 no interior, realizado pelo Governo do Estado. Durante o evento, foram apresentadas as principais ações do Estado para o Carnaval em mais de 150 municípios baianos, com reforço nas áreas de segurança, saúde, cultura e turismo. Em Juazeiro, a programação segue até domingo (1º), com grandes atrações distribuídas em três circuitos, valorizando as manifestações culturais do interior e garantindo infraestrutura, segurança e proteção social para a população.

Fonte: Ascom/SPM