Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Vitória da Conquista participou de uma reunião da União dos Municípios da Bahia (UPB) para debater a criação de um protocolo de controle de gastos nas festas juninas. Conduzido pelo presidente da entidade, Wilson Cardoso, o encontro discutiu o estabelecimento de um teto máximo para a contratação de bandas, estruturas e cachês de artistas nas tradicionais celebrações de São João.
A proposta propõe limites proporcionais com a realidade de cada município promovendo o equilíbrio entre cultura e economia. Na próxima quarta-feira (04), os prefeitos e representantes que formam a comissão vão se reunir em Salvador para elaboração de um documento, que unifique as regras, para orientar o processo. Representando o procurador-geral Pedro Maia, estava presente a promotora Rita Tourinho, do Ministério Público da Bahia, que destacou a importância da participação dos órgãos de controle, demonstrando apoio às Prefeituras Municipais no desenvolvimento deste protocolo.
O secretário municipal da Casa Civil, Coronel Ivanildo Silva, explicou a temática: “Foi discutida a possibilidade de criarmos um protocolo para que haja esse ajustamento para as festas populares, e principalmente para o nosso São João. É um poder discricionário do prefeito realizar a festa da melhor forma e como ele puder, não somente com recursos do município, com emendas ou com parceria privada, mas esse é um protocolo importante”, disse.
Cerca de vinte gestores de municípios como Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Capim Grosso, Senhor do Bonfim e Irecê participaram do encontro. A reunião também recebeu representantes de outros estados do Nordeste, fortalecendo a discussão em âmbito regional.