Em entrevista à Rádio 95 FM, de Jequié, Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula 3, declarou que "as pessoas não valorizam a vaga de suplente", obviamente se referindo ao Senado e ao senador Angelo Coronel (PSD-reeleição).
O problema é que a indireta de Rui atingiu em cheio Otto Alencar. O presidente estadual do PSD, ao ser questionado sobre o compadre Coronel ser suplente, sugestão de Jaques Wagner (PT), disse que se o convite fosse feito a ele, "não aceitaria". Mostrando uma certa irritação, finalizou dizendo que "fere o amor próprio da pessoa".
Rui Costa atingiu dois "coelhos" com uma só cajadada: o coelho Angelo Coronel e o coelho Otto Alencar, "companheiros" no mesmo abrigo partidário.
Com a filiação do presidenciável Ronaldo Caiado no PSD, com o aval de Gilberto Kassab, dirigente-mor da legenda, o Coronel deixa de ser "coelho", passa a ser uma ameaça à reeleição do também senador Jaques Wagner.
Depois de muito tempo olhando um para o outro com cara que lembra a de uma carranca, Rui e Wagner resolveram dar às mãos, assentados do ditado popular da "farinha pouca, meu pirão primeiro".
Não será nenhuma surpresa se as duas vagas para o Senado forem preenchidas por um petista e um nome da oposição, respectivamente Rui Costa e Angelo Coronel.
A ordem agora no lulopetismo é deixar o "coelho" Coronel sem sua comida predileta: cenouras. Politicamente falando, os votos.
COLUNA WENSE, QUINTA-FEIRA, 29.01.2026.
Sobre o autor:
(*) Marco Wense é advogado e articulista político itabunense, com coluna diária - COLUNA WENSE -, publicada no Página de Polícia e em diversos sites. Seus textos combinam linguagem acessível com rigor argumentativo, sempre marcados por um tom crítico, combativo e atento às questões sociais.
Atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, denuncia privilégios e excessos do poder e cobra, de forma constante, o respeito à Constituição. Sua coluna tem forte repercussão regional e circulação nos meios políticos, alcançando inclusive gabinetes do Legislativo municipal, estadual e federal.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: