CIDADES Alagoinhas - BA
A SMT discute com moradores do Petrolar mudanças no trânsito da Rua Bahia
A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou, na noite de ontem, dia 28, a primeira reunião co...
30/01/2026 10h55
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA


A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou, na noite de ontem, dia 28, a primeira reunião com moradores do bairro Petrolar para discutir mudanças no trânsito da Rua Bahia que facilitem o tráfego no local. A equipe da SMT apresentou uma proposta preliminar, que só será definida em dois meses, após audiências com moradores, comerciantes, vereadores e demais interessados. O encontro aconteceu na sede da Associação de Moradores do Bairro Petrolar.
O estudo apresentado contempla duas propostas técnicas: a primeira considera a implantação de um sistema binário, modelo já adotado em outras localidades, que consiste na organização de duas vias próximas, operando em sentidos opostos. Já a segunda aponta a necessidade de definir a hierarquia das vias, deixando claro quais são as vias principais e quais possuem preferência. No caso específico da Rua Bahia, o estudo leva em conta suas características urbanas. Atualmente, a via apresenta uso misto, com predominância de comércio intercalado com residências.
De acordo com o superintendente da SMT, Pedro Sobral, a prioridade do diagnóstico solicitado pelo prefeito Gustavo Carmo foi a proteção de pedestres e ciclistas, além da reorganização do espaço viário local. “Nossa equipe técnica apresentou o histórico de intervenções realizadas em 2025, quando houve investimento expressivo em sinalização vertical e horizontal e na melhoria da estrutura física da autarquia”, explicou Pedro.
Durante a reunião, Sobral ressaltou as intervenções mais estruturantes para reduzir os congestionamentos. Ele também destacou a importância da participação popular no processo decisório. “As próximas reuniões serão agendadas para aprofundar o diagnóstico e construir, em consenso, a proposta final para a Rua Bahia”, antecipou o superintendente.
Morador do bairro, Jadson da Silva Santos avaliou positivamente as primeiras propostas apresentadas pela SMT, sobretudo sobre a sinalização e a possibilidade de regularizar estacionamentos em um dos lados da via. “A ideia está interessante. Agora, é só aperfeiçoar e ver se a população chega junto”, pontuou.