A Comissão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Vitória da Conquista realizou, nesta quarta-feira (28), a primeira reunião de 2026. O encontro teve como objetivo alinhar, discutir e deliberar sobre aspectos relacionados à organização, acompanhamento e fortalecimento do programa no município, incluindo o planejamento das atividades, definição de fluxos, avaliação dos campos de prática, pactuação entre as instituições parceiras e os encaminhamentos necessários para a qualificação da formação em serviço.
Comissão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Vitória da Conquista
Este ano, o município foi contemplado com 10 vagas para a Residência Multiprofissional em Saúde que contempla diversas áreas de atuação, como Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física.
De acordo com a assessora de Educação Permanente do município, Larissa Pimentel, a reunião marca o início das atividades da comissão neste ano e reforça a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Iniciamos 2026 com esta comissão mista para garantir que a implementação da residência ocorra de forma integrada. O foco é fortalecer a parte pedagógica e organizar o acolhimento desses profissionais, que chegam em março”, destacou Larissa.
Larissa Pimentel, assessora de Educação Permanente do município
Segundo ela, o encontro também teve como foco o planejamento do acolhimento dos novos residentes, que devem iniciar as atividades a partir do mês de março. “Nós vamos discutir o acolhimento, toda a parte pedagógica e como fortalecer essa residência no município, para que a gente possa receber esses 10 novos residentes da melhor forma possível”, explicou.
Ainda conforme a assessora, o alinhamento entre as instituições fortalece a integração entre o serviço de saúde e a comunidade, além de qualificar a formação dos profissionais. “Uma das estratégias é reorganizar o campo de prática com as instituições, para oferecer um campo interessante para a formação e, ao mesmo tempo, garantir que a população receba o retorno desse serviço”, completou.
Karine Brito, vice-coordenadora do programa e professora da Uesb
A vice-coordenadora do programa e professora da Uesb, Karine Brito, classificou a residência como uma qualificação de alto nível. Financiado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa oferece bolsas a todos os participantes. “É uma qualificação chamada padrão ouro para esses profissionais. É a melhor forma de qualificação dentro de cada categoria profissional, onde eles irão atuar e estudar durante dois anos até a sua formação completa. Entre as ações, estão previstas ações assistenciais, de cuidado, ensino e pesquisa, o que irá valorizar e qualificar ainda mais a rede de atenção à saúde do município”, afirmou.
Processo Seletivo
Durante a reunião, também foram discutidos os detalhes do edital do programa, publicado recentemente . As inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde começam na próxima segunda-feira (2) e seguem até o dia 6 conforme as orientações disponíveis no edital.
O processo seletivo é aberto a profissionais de todo o Brasil, e a prova será aplicada pela Uesb. Mais informações sobre o edital e as inscrições estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista.