Dados recentes apontam um crescimento de quase 16% nos casos de feminicídio em Pernambuco. Em Petrolina, o assassinato da professora Elisângela Oliveira, em dezembro do ano passado, ampliou o debate por políticas contínuas de prevenção, proteção e educação.
A iniciativa será desenvolvida de forma transversal em toda a rede municipal de ensino, alcançando 242 escolas e creches, envolvendo quase de 60 mil estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e todo corpo docente e técnico. Ao longo do ano, o tema será incorporado ao cotidiano escolar por meio de projetos pedagógicos, respeitando as diferentes faixas etárias e promovendo reflexões sobre respeito, equidade e convivência saudável.
Ações permanentes no enfrentamento à violência contra a mulher
A gestão municipal mantém uma rede permanente de proteção e prevenção à violência contra mulheres, com destaque para o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), a atuação da Patrulha Maria da Penha, além de programas de qualificação profissional, geração de renda e projetos educativos.