ARTICULISTAS SUCESSÃO ESTADUAL
OS IMBRÓGLIOS DA SUCESSÃO ESTADUAL
A “tábua de salvação” de Jerônimo são as pesquisas, mostrando que o governador tem força política e viabilidade eleitoral para derrotar ACM Neto (União Brasil). por MARCO WENSE
24/01/2026 20h42
Por: Carlos Nascimento Fonte: COLUNA WENSE, SÁBADO, 24 DE JANEIRO DE 2026.

"Torço muito pela composição de uma chapa para que a gente venha ganhar a eleição. Mas, o destino, claro, é destino", declarou Augusto Castro (PSD), prefeito de Itabuna, na entrevista ao Pimenta Blog.

"Eu não acredito", disse Augusto sobre a possibilidade do ministro Rui Costa ser o candidato do PT ao governo da Bahia. "Rui é pré-candidato ao Senado da República. Jerônimo Rodrigues é o governador, que foi eleito e vai buscar a reeleição", asseverou a maior autoridade do Poder Executivo municipal.

Em relação ao senador Angelo Coronel (PSD-reeleição), Augusto não se mostrou tão confiante de que o companheiro de legenda tem lugar garantido na majoritária da base aliada do lulopetismo da Boa Terra.

O "mas" de Augusto Castro - "mas, o destino, claro, é destino"-  nos leva a deduzir que o gestor do cobiçado centro administrativo Firmino Alves não tem tanta certeza de que Jerônimo Rodrigues e o Coronel têm lugar garantido na majoritária.

A "tábua de salvação" de Jerônimo são as pesquisas, mostrando que o governador tem força política e viabilidade eleitoral para derrotar ACM Neto (União Brasil).

E qual seria a "tábua de salvação" de Angelo Coronel? Perguntaria o caro e atento leitor. Não tenho nenhuma dúvida que uma interferência de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, resolveria o imbróglio. O chefe do PSD deixaria bem claro que se o Coronel for defenestrado da majoritária, a aliança com o PT teria que ser revista.

O pega-pega com a insistência de uma chapa puro-sangue petista, também rotulada de "chapa da soberba", vai continuar.

O óbvio ululante é que o maior torcedor do rompimento do PSD com o PT é ACM Neto, que vem conversando com o Coronel, que não anda nada satisfeito com os "companheiros" do Partido dos Trabalhadores.

Sobre o autor:

(*) Marco Wense é advogado e articulista político itabunense, com coluna diária - COLUNA WENSE -, publicada no Página de Polícia e em diversos sites. Seus textos combinam linguagem acessível com rigor argumentativo, sempre marcados por um tom crítico, combativo e atento às questões sociais.

Atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, denuncia privilégios e excessos do poder e cobra, de forma constante, o respeito à Constituição. Sua coluna tem forte repercussão regional e circulação nos meios políticos, alcançando inclusive gabinetes do Legislativo municipal, estadual e federal.

*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*

*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia  

Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: