Durante os trabalhos, as equipes da Semma realizam a medição das árvores, uma avaliação das condições de saúde de cada espécime e uma análise sobre o espaço ocupado por elas nas vias. O inventário foi iniciado em 2025, e está sendo concluído com as medições no bairro Candeias. Os bairros da cidade foram divididos em quadrantes, com diferentes equipes se deslocando para a avaliação das árvores. Ao todo, os servidores da Semma já percorreram cerca de 800 km na cidade, registrando aproximadamente 5 mil árvores.
A engenharia florestal da Semma, Ana Luísa Leite, destaca a importância do inventário para a construção de políticas públicas que levam em conta a arborização. “Nós medimos a altura, diâmetro do tronco das árvores, vemos as espécies, se são compatíveis com o espaço e se tem alguma doença. Colocamos todas as informações numa planilha, catalogamos por bairros e aí nós vamos conseguir fazer gráficos pra identificar quantas espécies a gente tem por bairro, por rua, se a maioria delas está doente, se está compatível com o espaço, pra gente ter um panorama melhor da condição das árvores da cidade. Posteriormente, nós vamos colocar essas informações no plano de arborização que será publicado nesse ano, e a partir dessas informações a gente vai conseguir planejar melhor a arborização de Conquista, ver quais dos bairros precisam plantar mais árvores, quais precisam ser melhor manejadas, retiradas e tratar possíveis problemas de saúde”.
Para o coordenador de Fiscalização da Semma, Cledson Alves, o conhecimento sobre a arborização na cidade é fundamental para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “É importante saber o número de árvores, porque existem recomendações de uma quantidade mínima de árvores por habitante. Com o levantamento, a gente pode dimensionar o próximo passo da Secretaria, no Plano de Arborização, de quais são as espécies indicadas para cada situação. Tem bairros com ruas mais largas, ou ruas com calçadas mais estreitas, por exemplo. Com os dados, a gente vai saber as melhores espécies para cada local. É muito importante pois as árvores acabam criando microclimas locais e dão uma sensação térmica mais agradável”.