Empreendedores, profissionais de restaurantes e de hotéis e ambulantes, que atuam em Santo Antônio de Jesus, na zona turística Caminhos do Jiquiriçá, participaram, nesta semana, do curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a Prefeitura Municipal. As 12 horas de aulas abordaram os temas Empreendedorismo no Turismo, Qualidade no Atendimento e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Bebidas. As atividades foram realizadas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da cidade.
“Estamos desenvolvendo a implantação de uma fábrica de chocolate no distrito de Cruzeiro de Laje e buscamos entender melhor o turismo, especialmente o segmento rural. A ideia é integrar a produção à atividade turística, permitindo que visitantes conheçam o processo e façam degustações”, relatou o administrador Cláudio Barros, 49 anos, que participou da capacitação.
A chef de cozinha Valcene Brito, 56 anos, vencedora do concurso Panela de Bairro, promovido pela TV Bahia, também aproveitou a oportunidade. “ Trabalho em um restaurante que recebe muitos turistas. Fiquei sabendo do curso por meio da prefeitura e a expectativa é sempre ampliar conhecimentos, porque toda forma de aprendizado é bem-vinda", disse.
Para a baiana de acarajé Clemilda Amparo, 50 anos, “ o curso vai me ajudar a atrair ainda mais clientes, porque o treinamento melhora a qualidade do que a gente oferece”.
“Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante, porque qualificar a mão de obra local é fundamental para o desenvolvimento do turismo. O município conta com uma ampla rede gastronômica e mais de 1,2 mil leitos de hospedagem. Investir em capacitação impulsiona a economia criativa e beneficia não apenas Santo Antônio de Jesus, mas toda a região”, ressaltou a secretária municipal de Turismo e Cultura, Sílvia Brito.
“Santo Antônio de Jesus é um forte polo comercial e tem no São João a sua maior movimentação de turistas. Durante os festejos juninos, a cidade chega a receber mais de 600 mil visitantes. Por isso, a capacitação se fez necessária”, completou a coordenadora de Qualificação da Setur-BA, Magda Guimarães.
Fonte
Ascom/Setur-BA