ARTICULISTAS QUARTO MANDATO?
DIREITA 1 VERSUS DIREITA 2
O projeto do quarto mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo Lula 4, vai contar com três pontos importantes: fome, imposto de renda e desemprego.
30/11/2025 10h24
Por: Carlos Nascimento Fonte: COLUNA WENSE, SÁBADO, 29 DE NOVEMBRO DE 2025.

O projeto do quarto mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo Lula 4, vai contar com três pontos importantes: fome, imposto de renda e desemprego. 

Enquanto 47 milhões nos Estados Unidos passam fome, vivendo sem saber se terão o que comer no dia a dia, o Brasil deixa o Mapa da Fome da ONU, reduzindo a insegurança alimentar para menos de 2,5% da população. 

Quem ganha até R$ 5 mil por mês está isento da cobrança do Imposto de Renda. A previsão do governo é de que mais de 15 milhões de brasileiros vão ser beneficiados. 

A taxa de desemprego caiu para 5,4%. O rendimento do trabalhador alcançou R$ 3.528. Segundo o IBGE, o maior valor na série histórica da instituição. Outra informação é que "o total de ocupados com carteira assinada chegou a 39,182 milhões".

O governo Lula 3 já estuda uma cartada final para oxigenar à reeleição do petista-mor: um aumento no Bolsa Família. Lembrando ao caro e atento leitor que o programa, no mês de novembro do corrente ano, atingiu 18,5 milhões de famílias. 

Como não bastassem esses três pontos, tem a direita se digladiando, a direita bolsonarista versus a direita que quer se afastar do bolsonarismo, protagonizada pelo centrão. 

O imbróglio direita x direita tende a ficar mais intenso com a proximidade do pleito de 2026. O centrão quer indicar o vice do presidenciável Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicanos. O bolsonarismo um nome do clã familiar. 

Outro lembrete é que não existe esquerda versus esquerda. Toda ela está com o lulismo. Quem poderia fazer o contraponto era o PSOL. Mas sua principal liderança, Guilherme Boulos, virou ministro do governo Lula 3.

A conclusão é assentada no óbvio ululante: ou a direita se une em torno da sucessão presidencial ou a derrota. E só tem um caminho: Tarcísio de Freitas, o único com possibilidade de evitar a permanência de Lula por mais quatro anos como morador do cobiçado Palácio do Alvorada. 

Se não houver um entendimento entre a direita 1 e a 2, a tarcisiana e a bolsonariana, a vaca vai pro brejo, como diz o ditado popular.

COLUNA WENSE, SÁBADO, 29.11.2025.

(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:

• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");

• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;

• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;

• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.

- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.

Links da coluna:

PÁGINA DE POLÍCIA   

  (*) COLUNA WENSE circulando nos gabinetes dos deputados e senadores.

*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*

**INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia  

Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: