CIDADES Feira de Santana-BA
Representantes da Carl Zeiss visitam a Funtitec e o Planetário do Parque do Saber
Antônio Carlos Coelho lembrou que a Carl Zeiss foi a fornecedora oficial do Planetário adquirido pela Prefeitura em 2008
28/11/2025 10h57
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Na tarde desta quinta-feira (27), a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Costa (Funtitec) recebeu a visita de representantes da Carl Zeiss, empresa alemã referência mundial em tecnologia de planetários. A comitiva foi formada por Luiz Sampaio, diretor-presidente da Ominslux; Stefanie Wistenhagen, diretora de Projetos de Planetários da Zeiss e Nicole Nelles, diretora da Indústria de Planetários da Carl Zeiss. 

A equipe foi recepcionada pelo diretor-presidente da Funtitec, Antônio Carlos Coelho, juntamente com Basílio Fernández Fernández, diretor de Difusão Científica da Funtitec e Amanda Santana Silva, chefe de Gabinete da Fundação.

A visita, de caráter técnico e institucional, teve como foco o Planetário do Museu Parque do Saber Dr. Dival da Silva Pitombo, equipamento que faz parte do complexo científico mantido pela Prefeitura de Feira de Santana. Os representantes conheceram a estrutura atual do Planetário, avaliaram o funcionamento do sistema tecnológico e discutiram possibilidades de futuras cooperações.

Na manhã desta sexta-feira, às 10h, o grupo realizará uma visita de cortesia ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, fortalecendo o diálogo entre a administração municipal e a empresa alemã responsável pela fabricação do equipamento.

Antônio Carlos Coelho lembrou que a Carl Zeiss foi a fornecedora oficial do Planetário adquirido pela Prefeitura em 2008, durante a gestão do então prefeito José Ronaldo. “É um equipamento histórico para Feira de Santana, que ao longo dos anos contribuiu significativamente para a divulgação científica em nossa cidade”, destacou.

O Museu Parque do Saber e seu Planetário comemoram 17 anos de inauguração no dia 15 de dezembro de 2025. Para celebrar a data, está programada a apresentação de uma Camerata Tecnológica, com um quarteto de cordas formado por músicos de Feira de Santana — marcando um encontro simbólico entre ciência, tecnologia e cultura.