O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governador Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, vai disputar uma vaga na Câmara Federal? A pergunta é oportuna e pertinente.
Rosemberg é autor da Proposta de Emenda Constitucional que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação para os tribunais de contas, tanto do Estado como dos municípios, TCE e TCM.
O deputado federal Josias Gomes (PT) está de olho na indicação para o TCE. O parlamentar tem 69 anos. Rosemberg nega que sua proposta seja casuística, visa "atualizar a Constituição da Bahia, adequando-a à legislação federal, que já prevê o limite de 70 anos desde 2022", diz o líder do lulismo na Alba.
Nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, o que se comenta é que Rosemberg será candidato a deputado federal com o apoio de Josias, que seria um invejável "cabo eleitoral" da sua campanha, colocando seus redutos eleitorais à disposição do companheiro.
Portanto, a contrapartida pela apresentação da PEC é o apoio de Josias à candidatura de Rosemberg Pinto à Câmara dos Deputados.
No mais, esperar o desenrolar dos fatos. A proposta já conta com as assinaturas de 21 parlamentares. A expectativa agora gira em torno de Ivana Bastos, presidente da Assembleia. Rosemberg quer urgência na inclusão da PEC na pauta do plenário.
Ivana deve consultar o senador Otto Alencar, comandante-mor do seu partido. O PT vai ficando cada vez mais dependente do PSD e, como consequência, um Otto Alencar cada vez mais forte, o que é uma boa notícia para o senador Angelo Coronel, que está sendo defenestrado da majoritária da base aliada.
COLUNA WENSE, SEGUNDA-FEIRA, 03.11.2025.
(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links da coluna:
(*) COLUNA WENSE circulando nos gabinetes dos deputados e senadores.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
**INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: