GERAL Caruaru - PE
Direto da Roça Collab é destaque nacional no III Encontro da Estratégia Alimenta Cidades
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEO Direto da Roça Collab, loja colaborativa criada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de ...
24/09/2025 12h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

O Direto da Roça Collab, loja colaborativa criada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é um dos grandes destaques do III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, realizado entre os dias 22 e 24 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Reconhecido como um case de sucesso, o projeto foi selecionado para integrar o Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas, que será divulgado em todo o país, e foi apresentado em formato de talk show pela gerente geral da SDR, Thayanna Medeiros, a partir do texto elaborado pela gerente de Programas e Projetos Sustentáveis, Aline Lima.

A iniciativa, que conecta agricultores familiares diretamente aos consumidores, vem se consolidando como modelo de inovação em políticas públicas de segurança alimentar. O encontro tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios e oportunidades dos sistemas alimentares urbanos saudáveis, sustentáveis e circulares, além de estimular o diálogo entre gestores, técnicos e instituições sobre soluções locais e práticas transformadoras.

Além do destaque com o Collab, a SDR também participa de oficinas e debates sobre Agricultura Urbana e Periurbana (AUP), trocando experiências que fortalecem as ações já realizadas no município.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a conquista reflete o trabalho da gestão. “O Direto da Roça Collab é motivo de orgulho para Caruaru. É uma experiência inovadora, que fortalece a agricultura familiar, garante acesso a alimentos saudáveis e pode ser replicada em diversos municípios. Estar em um evento nacional com esse case reforça o compromisso da gestão com a segurança alimentar e nutricional da nossa população.”